Atendimento psicológico perinatal/obstétrico
Se você está passando por um momento relacionado à gestação ou puerpério e precisa falar sobre isso com um psicólogo, estou aqui para te escutar, sem julgamentos, sem verdades prontas, apenas aberta para ouvir e acompanhar sua trajetória por esse caminho tão transformador e por vezes, repleto de desafios.
A psicologia obstétrica ou perinatal se refere às intervenções psicológicas durante a gravidez, parto e pós-parto. Um psicólogo perinatal se ocupa sobre o acompanhamento das mudanças emocionais e psicológicas que ocorrem com a mulher, o casal, o recém nascido, neste período.
Algumas delas são:
-Depressão ou ansiedade;
-Adaptação à nova função de mãe;
-Mudanças no relacionamento conjugal;
-Ansiedade em relação ao parto;
-Responsabilidades do cuidar de um bebê…
A psicologia perinatal, sob o olhar da psicanálise, também se preocupa com o desenvolvimento saudável do vínculo entre mãe-bebê, que começa desde antes da gestação.
Reconhece-se que a experiência da gravidez e do parto pode ter efeitos na mulher e na família. Portanto, é essencial oferecer suporte contínuo durante o período de pós-parto, garantindo que as mulheres tenham acesso à um espaço para serem escutadas sem os pré-conceitos e exigências que rondam a maternidade na nossa sociedade.
A psicanálise tem um papel privilegiado como abordagem de escuta dessas mulheres, já que dá importância para a linguagem e seus efeitos, o desejo, assim como, para os laços afetivos.